Background

FN P90

A FN P90 é uma submetralhadora desenvolvida e fabricada pela Fabrique Nationale de Herstal (FN Herstal), sob o Nome de Project-90, tendo em vista que foi lançada no ano de 1990. Esta arma tem uma aparência peculiar devido a configuração bullpup e um carregador com capacidade para 50 munições que é colocado na parte de cima da arma. Os pontos a favor da arma são o seu carregador com capacidade maior que o usual de 30 ou 32 munições, a alta cadência de tiros, o formato ergonómico, o facto do cano estar alinhado com a coronha (fazendo reduzir o salto da arma), entre outros. Certamente o mais importante dos seus atributos é o seu calibre único como se verá adiante.
Em meados dos anos 80, a OTAN concluiu que os coletes dos seus inimigos resistiam às carabinas utilizadas na época. Então, foi criada a concorrência para a fabricação de uma arma que pudesse penetrar nessas proteções. Então, no fim da década de 1980, a belga FN Herstal criou a submetralhadora P90, sendo que ela e a pistola FN Five seveN seriam as primeiras armas a usarem os novos projéteis FN 5.7x28mm.
A P90 foi testada contra coletes de Kevlar e CRISAT, obtendo grande êxito, e hoje equipa várias organizações militares, paramilitares e antiterroristas.
Os cartuchos FN 5.7x28mm são cartuchos de pistola que têm formato fuziforme.

Especificações do FN P90
Calibre: 5.7 x 28 mm
Comprimento: 50 cm
Comprimento do cano: 11 1/2 polegadas
Velocidade de saída: 850 m/s
Alcance efetivo: 200 m

Categories: Share

Leave a Reply